O Singraf (Sindicato das Indústrias Gráficas da Região Nordeste do RS) está comemorando 25 anos de existência neste 2013 e preparou uma série de eventos para marcar a data.
Entre as atividades alusivas à comemoração, realiza o lançamento, em março, de uma campanha de doação de documentos, de valor histórico, que possam enriquecer o acervo da entidade.
A intenção é conscientizar sobre a importância da preservação da história do Singraf, que representa 22 municípios, e um ramo de atividade que em 2012 registrou 100 anos em Caxias do Sul.
“Os documentos doados serão recuperados, adequadamente guardados e integrarão o acervo histórico do Sindicato. Para tanto, será organizado o Memorial do Singraf, responsável pela guarda e acesso aos documentos”, revela Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade.
O Singraf já iniciou a organização de seu acervo documental. O primeiro projeto de recuperação de acervo a ser desenvolvido contempla o tratamento dos documentos fotográficos. As imagens existentes – que registram o período de 1989 a 2007 - serão migradas para suporte digital através de escaneamento. O objetivo desse trabalho é a preservação dos documentos originais, reduzindo o manuseio e o acesso físico ao material original e a criação de matriz digital dos originais.
Para ampliar o acervo do Singraf podem ser doados documentos de todo e qualquer tipo e espécie, seja na forma de cartas, circulares, ofícios, cópias de atas de reuniões, fotografias, convites, publicações e outros, referentes ao Sindicato das Indústrias Gráficas e à Associação Profissional das Indústrias Gráficas de Caxias do Sul, estendendo a campanha a todos os municípios que o sindicato representa.
Os registros do doador serão preservados e as doações deverão ser feitas na sede do Singraf, à rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América, em Caxias do Sul. Qualquer informação adicional pode ser obtida pelo fone (54)3028-1993 ou pelo e-mail secretaria@singraf-rs.com.br