Mais de 75 pessoas, de 39 empresas, participaram no dia 17 de março de palestra com o consultor Thomaz Caspary. Ele esteve no Singraf e proferiu palestra com o tema “Gestão de Vendas e Custos em Época de Crises – Da Teoria à Prática".
Thomaz enfatizou que só podemos sair do buraco através das sábias palavras de Albert Einstein que dizia: “Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo”.
Assim, o palestrante abordou a necessidade de se fazer um plano de negócios, mostrou na prática como encontrar o cliente certo para cada tipo de gráfica, como abordar estes clientes e como conduzir as negociações. Por outro lado, falou também sobre a necessidade de se organizar internamente para vender e, que cada funcionário da gráfica é um vendedor em potencial. Depende de como ele aborda o cliente, dentro da sua atividade específica.
Caspary enfatizou que é necessário que o gráfico conheça o perfil do seu cliente ou prospect com maior acuidade conhecendo seus hábitos, o que ele consome e onde você consegue encontrá-lo. Para isso a Internet como ferramenta é uma grande aliada. Disse também que o empresário precisa acordar e no lugar de se preocupar com a política do nosso país, se preocupar primeiro com sua própria empresa e com os problemas que quer solucionar.
Posteriormente falou sobre o cálculo do preço de vendas, mostrando que muitos não sabiam como calcular, pois nada controlam. Fez um exercício prático, onde pode demonstrar que alguns donos de empresa, realmente calculam errado, pegam o pedido e depois não sabem do porque tiveram prejuízo. Alguns de vocês que estão lendo isso acham que é exagero.
Por último Caspary abordou a necessidade de rever a empresa em contexto com o mercado que atua, mostrando que em outros países as gráficas já migraram para um novo modelo de gestão, reduzindo ativos, se especializando e com isso tendo resultados.
Após a palestra, foi servido jantar aos presentes. Confira alguns momentos do evento