SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 04/12/2013
    Lideranças gráficas participam de encontro no Rio


     

    Os presidentes dos três sindicatos da Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul, presidente do Singrapel, Roberto Llanos de Avila, do Sindigraf, Angelo Garbaski e do Singraf, Luiz Carlos Moraes, participaram ontem, 3 de dezembro, do Intercâmbio de Lideranças Setoriais do Setor Gráfico, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
    O objetivo do encontro foi fortalecer a gestão dos sindicatos e o vínculo com o sistema indústria e gerar conhecimento e debate ao redor das boas práticas de gestão das lideranças setoriais nos campos de negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços.
    Além disso, criar uma rede de contatos e relacionamento entre os líderes setoriais, disseminar as principais conclusões do encontro junto aos sindicatos participantes e às empresas representadas, discutir as boas práticas que possam ser implementadas pelos participantes em seus sindicatos e elaborar uma lista conjunta dos desafios prioritários do setor nos campos da defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. E mais, uma lista conjunta de soluções para os desafios prioritários no campo de ação dos sindicatos e providenciar material com contatos e conclusões da reunião enviado aos sindicatos participantes para posterior disseminação.
    Também foi um dos propósitos a troca de experiências participativa. A reunião deve fornecer um ambiente propício para o debate de ideias e a troca de experiências e boas práticas. Além disso, orientação para resultados: devendo gerar propostas concretas para a solução de desafios do setor no campo de ação dos sindicatos, motivando os participantes para a ação nos seus sindicatos.
    “Os produtos da reunião devem ser criados coletivamente, com postura ativa dos participantes que contribuirão para gerar o resultado final”, diz o presdente do Singraf, Luiz Carlos Moraes.