A destinação correta dos resíduos, tanto industrial como doméstico, tem sido tema de programas desenvolvidos pelo Singraf há mais de uma década. Com este propósito a entidade promoveu, recentemente, visita-técnica à Unidade de Recicladores da Associação Serrano e à Estação de Transbordo de São Giácomo.
A comitiva de empresários associados ao Singraf visitou os dois locais acompanhados pela coordenadora da Cadeia Produtiva de Reciclagem, Ana Cristina Brito e por uma equipe da Codeca.
Os recicladores do Serrano formam uma das maiores associações do município e são responsáveis pela geração de trabalho para mais de 400 pessoas, recebendo em torno de 90 toneladas de resíduos seletivos/dia. Os visitantes foram recepcionados por Estela Marcondes que mostrou as atividades de prensa de garrafas plásticas e a separação de itens seletivos, como vidros e isopor.
Na Estação de Transbordo, os resíduos orgânicos coletados pelos caminhões compactadores são descarregados e distribuídos entre quatro carretas, que os direcionam até o aterro sanitário Rincão das Flores. Cada carreta tem capacidade para comportar 25 toneladas de resíduos.
Um dos pontos que chamou a atenção de todos foi quanto à separação incorreta: 30% do reciclado que chega é descartado. Já no orgânico, o índice é ainda maior: metade do material jogado no orgânico poderia ser reciclado.