SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 18/04/2012
    Consultor da ABTG faz palestra para associados

    Dia 12 de março o Singraf promoveu palestra sobre “Planejamento Estratégico”. O tema foi apresentado pelo consultor José Pires de Araujo Jr, que identificou aos presentes outras formas de competir no mercado gráfico que não só aquele focado nos preços.
    José Pires questionou: por que planejar? Qual o futuro do mercado gráfico? E em seguida discorreu sobre as ameaças de novas tecnologias e um novo modelo de mercado. Em seguida, explicou o motivo pelo qual os planejamentos falham, citando exemplos de bom planejamento e de o que é valor para o cliente. “É a qualidade da percepção que o cliente tem sobre nós e que o leva a nos preferir, recomendar e retribuir a nossa contribuição de forma justa”, informou.
    Segundo José Pires, clientes satisfeitos permanecem fiéis por mais tempo, compram mais (novos produtos e atualizações) e falam favoravelmente da empresa e de seus produtos. Além disso, são mais fiéis à marca (menos sensíveis a preço), oferecem ideias sobre produtos ou serviços à empresa e reduzem os custos das transações. “Pense estrategicamente como é possível atender as necessidades do cliente e foque a empresa nessa direção”, recomendou.
    De acordo com o palestrante, é muito importante focar o planejamento estratégico no valor para o cliente, a partir de medidas simples como estas: - Estabeleça um critério de investimento para a empresa. - Dissemine os conceitos de marketing por toda a empresa. - Prepare todos os colaboradores para atender o cliente. - Atenda o cliente a partir da entrada ou do primeiro telefonema. - Cultive a cultura do bom atendimento e da ética por toda a empresa.