SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
    • HISTÓRIA
    • O Sindicato das Indústrias Gráficas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Singraf) surgiu da necessidade de unir os empresários do setor e para ser modelo de articulação e integração de seus diversos segmentos. A entidade começou a ser formada em 21 de maio de 1983, quando nasceu como Associação Profissional das Indústrias Gráficas de Caxias do Sul.
      Com sede em Caxias do Sul, atua em uma área de abrangência de 10 municípios, representando um universo de 500 empresas. Atualmente conta com 130 empresas associadas.
      Atento às necessidades de seu quadro de associados, o Singraf busca parcerias para oferecer convênios que disponibilizam serviços que aliam qualidade com preços acessíveis. Presta, ainda, atendimento nas áreas jurídica, ambiental e de segurança do trabalho.


      REPRESENTATIVIDADE – Para melhor representar seus associados, o Singraf integra entidades coirmãs. Está presente no Conselho da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias, no Conselho da Federação das Indústrias do RS, na Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) / RS.
      MISSÃO – Representar, fortalecer, defender interesses e agregar a indústria gráfica e seus segmentos, promovendo sua competitividade e o desenvolvimento sustentável.


      HISTÓRICO

      21 de maio de 1983 - criada a Associação Profissional das Indústrias Gráficas de Caxias do Sul.
      4 de maio de 1984 - recebe o Registro da Associação Profissional das Indústrias de Caxias do Sul.
      20 de outubro de 1984 - aprovado, em Assembléia Geral, o pedido de Investidura Sindical da Associação, com extensão a outros municípios da região. Na mesma assembleia é aprovado o Estatutos Sociais, eleita a diretoria provisória e fixada a mensalidade sindical.

      Na mesma data, Gilberto De Zorzi é escolhido para presidir a primeira diretoria da Associação com mandato de 20 de outubro de 1984 a 15 de setembro de 1988.
       

      28 de março de 1988 – recebe reconhecimento como sindicato, através de despacho assinado pelo então ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto.

      Os mandatos dos presidentes do Singraf são bienais. Após a gestão de Gilberto De Zorzi, seguem-se os empresários Walter Kessler, Marcos Pedro Amoretti Lisbôa, Paulo Roberto Carrer, Adair Ângelo Niquetti e Luiz Carlos Moraes, atual presidente e reeleito para a gestão 2012/2014.
       

      Dia 14 de dezembro de 2011 o Singraf inaugura sua nova sede junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC)

      Luiz Carlos Moraes é reeleito dia 13 de agosto de 2012 para um segundo mandato. A posse oficial da diretoria acontece no dia 28 de setembro, em evento social na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do sul (CIC).

      No dia 11 de dezembro de 2014 o empresário Adair Angelo Niquetti é reconduzido à presidência do Singraf para o biênio 2015/2016. Ele já presidira a entidade anteriormente.