SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 18/04/2018
    Gráfica Murialdo no jornal Pioneiro

    A página “Memória” do jornal Pioneiro de hoje (18/04/2018) fala da nossa empresa associada Gráfica Murialdo.

    De acordo com o texto, há exatos 70 anos, em 18 de abril de 1948, uma pequena tipografia surgia não apenas para atender as demandas do mercado caxiense e da região. Havia um objetivo muito mais nobre: ensinar, qualificar e transformar jovens carentes em futuros profissionais.

    Fundada pelo padre João Schiavo, a Gráfica Murialdo nasceu como uma opção de aprendizagem profissional para os adolescentes internos do então Abrigo de Menores São José, primeira denominação do Centro Técnico Social. Na chamada "Gráfica do Abrigo", os meninos aprendiam encadernação, talonagem, composição manual e mecânica e impressão.

    Era o período em que os acabamentos dos trabalhos e a encadernação eram feitos de forma totalmente manual, o que possibilitava absorver um número significativo de aprendizes.  

    De propriedade dos Religiosos Josefinos (Congregação de São José), a instituição tem na responsabilidade social uma de suas bandeiras. Todo o lucro da Gráfica Murialdo é investido na sustentabilidade dos programas sociais do Instituto Leonardo Murialdo, que atendem a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Uma prática de 70 anos traduzida no slogan da empresa: "Seu impresso educa uma criança".

    *** (A foto que ilustra este texto é do Acervo Murialdo/Reprodução Pioneiro)