SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 26/02/2019
    CPFL Energia muda mensagem greenwash

    O ano de 2019 ainda não completou seus dois primeiros meses e Two Sides Brasil já emplacou mais dois casos de sucesso para sua história, envolvendo as empresas CPFL e Cooperativa Castrolanda.

    (Vale lembrar que A RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A é uma das empresas do grupo CPFL Energia, concessionária do serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Rio Grande do Sul).

    A exemplo de outras empresas prestadoras de serviços públicos, a CPFL Energia fez uma campanha para incentivar seus consumidores a migrarem suas contas impressas para o meio eletrônico, pois com isso estariam colaborando com o meio ambiente, entre outros benefícios.

     

    Desde 2017, no entanto, Two Sides Brasil faz contato com a CPFL Energia solicitando a exclusão das mensagens “greenwash (*)”. Felizmente, foi constatado no início deste mês de  fevereiro de 2019 que a empresa retirou de seu website o argumento que relaciona as contas em papel a agressões ao meio ambiente ou ao planeta.

    Outro caso bem sucedido refere-se à Cooperativa Castrolanda, uma importante empresa do setor agroindustrial, instalada no estado do Paraná, com unidades produtivas também em São Paulo e Rio de Janeiro.

    A Two Sides Brasil constatou que a empresa havia publicado um press release em seu website sobre uma campanha para redução do consumo de papel, cujo objetivo era a redução de custos e preservação do meio ambiente. Após notificação ao diretor-presidente sobre a mensagem equivocada, a Two Sides foi atendida, com a retirada do texto do site.

     

    (* Greenwash Indica a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing e relações públicas).

    (Fonte: Two Sides)