SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 31/08/2017
    BNDES libera dinheiro em 24 horas

    O governo federal lançou um programa – o BNDES GIRO - para agilizar a concessão de crédito para capital de giro de micro, pequenas e médias empresas. Com ele, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá acrescentar cerca de R$ 20 bilhões em novos financiamentos até agosto de 2018. Os microempresários já podem solicitar crédito por meio de uma plataforma digital.

    De forma instantânea, o sistema do BNDES informa se o pedido foi aprovado, isto é, se o empreendedor poderá receber os recursos pretendidos. Se a resposta foi positiva, o recurso estará disponível na conta da empresa em 24 horas. O prazo para a transferência das quantias atualmente pode chegar a 60 dias.

    Houve redução na taxa de juros para concessão de crédito. O índice caiu de 2,1% para 1,5%. No caso de micro e pequenas empresas, será cobrada a Taxa de Juros de Longo Prazo mais 1,5%. No caso de médias empresas, fica estabelecido 50% da TJLP, mais 50% da Selic e 1,5%. Os agentes financeiros, ou seja, os bancos ainda acrescentam o custo do risco de crédito.

    As empresas que tenham interesse em solicitar um financiamento devem realizar a solicitação via internet por meio do sistema de Consulta Prévia Eletrônica (CPE), no seguinte link: 
    http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/roteiros/roteiro-bndes-giro