SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 11/03/2019
    Bancada gaúcha tem maioria favorável à reforma

    A maioria da bancada gaúcha na Câmara aprova a proposta de reforma da Previdência. Levantamento feito por Zero Hora junto a 27 dos 31 deputados federais do Rio Grande do Sul revela que 16 têm posição favorável ao texto apresentado pelo governo Jair Bolsonaro, ainda que com ressalvas. 
    Somente Bibo Nunes (PSL), Darcísio Perondi (MDB) e Marcel van Hattem (Novo) disseram apoiar as sugestões de forma integral.

    Para os outros 13, a adesão completa às medidas elaboradas pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes (FOTO), depende de alterações no texto e do envio de proposições complementares ao Congresso - entre os quais, o projeto para incluir os militares na reforma.

    Os pontos de discórdia estão relacionados, em especial, a mudanças nas regras da aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). No caso dos trabalhadores do campo, o principal motivo de preocupação é a imposição de idade mínima de 60 anos para homens e mulheres e a exigência de contribuição mínima de 20 anos - hoje, a exigência é de 15 anos para ambos os sexos, e as mulheres se aposentam cinco anos antes que os homens.