SINDICATO DAS
INDÚSTRIAS GRÁFICAS
DA REGIÃO NORDESTE
DO RIO GRANDE DO SUL
  • 12/06/2019
    Abril teve melhora da atividade industrial

    A pesquisa Indicadores Industriais de abril de 2019, da CNI, mostra aumento da atividade industrial na comparação com março. Ressalte-se, contudo, que o março de 2019 foi excepcionalmente fraco pela celebração do Carnaval naquele mês, o que é pouco usual.

    No caso das horas trabalhadas na produção e faturamento, o crescimento em abril foi menos intenso que as quedas observadas em março. Por outro lado, a utilização da capacidade instalada aumentou 0,6 ponto percentual, para 77,8%, mais que revertendo a queda do mês anterior e passando para o maior percentual desde agosto de 2018, quando havia alcançado 78,3%.

     

    No mercado de trabalho, o emprego segue praticamente estável desde março de 2017. A massa salarial cresceu um pouco acima da queda de março. Já o rendimento médio real cresceu pelo segundo trimestre consecutivo.

    Faturamento O faturamento real da indústria subiu 3,3% em abril, revertendo parte da queda de 4,9% registrada no mês anterior, considerando a série livre de efeitos sazonais. O faturamento continua alternando variações positivas e negativas mensalmente desde o fim da paralisação dos caminhoneiros. Como as quedas vêm superando as altas, a tendência do faturamento é de queda. O faturamento de abril de 2019 é 3,1% inferior ao registrado em abril de 2018, enquanto o acumulado nos quatro primeiros meses de 2019 é 4,3% menor que o registrado no mesmo período de 2018.

    (Fonte: CNI).